sábado, 24 de abril de 2010

Seção: AS DUAS PÉROLAS

Nesta seção haverá , diáriamente, reflexões sobre os textos das 2 edições de PÉROLAS DE SABEDORIA(edição antiga e a nova, menorzinha).
A de hoje:na nova trata da LUZ do BOM CARÁTER,mais forte e resplandente que a luz do SOL!!
Na na antiga , é a reprodução do paragrafo inicial do KITÁB-I-AQDAS (KIA 1), o Sacratissimo Livro de Bahá'u'lláh: os deveres gêmeos de RECONHECER o Bem Amado e OBSERVAR TODAS AS LEIS.
Há porém duas palavras interessantes de serm analisadas:"Quem tiver cumprido este dever terá atingido todo o bem .."no original KULLUL-KHAIR.Esta palavra muito utilizada na Fé , tem uma gama de conotações mauito mais amplas e profundas do que simplismente "todo o bem" como em portugues.Ela implica em plenas graças, confirmações, bêmçãos e beneplácito divino.De alcançar a aceitação de Deus e Sua Presença.Objetivo supremos de cada ser humano.
Outra palvra importante que se segue é na frase seguinte:..e quem se privar disso, se terá desviado do caminho certo.." ,no original AHLEL-ZALAL, que também é muitissimo mais forte, poderoso e enfático do que a tradução em portugues denota.É interessante refletirmos sobre as várias conotações pois na lingua persa/arabe a quantidade de conotações são imensas e muito profundas no sentido espiritual e místico.

Seção:PENSANDO EM VOZ ALTA

Esta SEÇÃO consta de divagações,sem compromisso, sobre temas diversos e dispersos.Não me questione "onde está escrito.."- não sei...são puramente compreensões pessoais sobre temas éticos, históricos, filosoficos, espirituais,etc. , sempre tentando alinhá-las com os ensinamentos da Fé, mas sem a obrigatoriedade de citar a fonte ou os textos originais.Está combinado?

sexta-feira, 23 de abril de 2010

ACUMULAR E CONTAR OS BENS MATERIAIS

Nestas épocas de grandes despesas pessoais e principalmente de declaração de imposto de renda,é comum,quem é bahá'í consciente e que pagou ao longo do ano rigorosamente as suas obrigações com a Causa e com o governo, ficar impressionado em como sobrou tão pouco dinheiro para ele mesmo e sua familia.
As vezes vem pensamentos de que: será que sou tão incomptente em acumular bens e fortunas?Será que um dia isto não irá me fazer falta ? Se todos ao meu redor só pensam em acumular,juntar, investir e se orgulhar disto, não estarei sendo ingênuo?
Em um mundo em que as pessoas são valorizadas pelos bens que acumulam(e ostentam) e cujo maior prazer é contar o quanto aumentaram de bens e patrimônios ao longo do ano,vem a mente um parágrafo inicial do KITÁB-I-AHD ou AHDI( O LIVRO DO MEU CONVENIO) em que o Bem Amado Bahá'u'lláh afirma não ter deixado nenhuma herança material.Leiam varias vezes este paragrafo: é muito interessante.
Há neste parágrafo, se lermos e refletirmos atentamente, 4 conceitos sutilmente apresentados:
1.Quem acumula exageradamente bens,pode estar privando outros e agravando os sofrimentos do mundo,
2.A nossa verdadeira herança é espiritual e de serviço à humanidade e não material,
3.Citando o Alcorão que admoesta com a maldição, dirigida a quem acumula bens e vive no prazer de conta-los,nos alerta para esta tendencia materialista tão comum nos dias de hoje,
4.Lembra -nos da nossa missão , não de deixar patrimônios financeiros, mas um patrimônio eterno em novos bahá'ís e uma nova civilização planetária.
Que bom se olharmos para o ano que passou e fazermos uma "declaração de renda espiritual": quntos aletrias espirituais acumulamos, quanta e felicidade e conhecimento celestial juntamos,quantas almas conquistamos para a Fé: e sobre tudo isto "pagarmos" prazeirosamente uma grande taxa de amor a Deus!

Farhad

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Festival de Ridvan!

Neste dia Sagrado estamos iniciando um blog.
Na epístola do Ridvan Bahá´u´lláh se refere a Sua Pena Mais Exaltada para que anuncie ao mundo a entrada no Jardim de Ridván (Paraíso).
A Pena Mais Exaltada no original e denominada Ghalam-i-Azám.
É interessante que esta palavra, Ghalam existe em português: o dicionário Houaiss denomina como Cálamo a Pena Sagrada descrita na literatura mística como o símbolo da Palavra Criativa de Deus. Não é fascinante isso?!?!

Farhad