sexta-feira, 23 de abril de 2010

ACUMULAR E CONTAR OS BENS MATERIAIS

Nestas épocas de grandes despesas pessoais e principalmente de declaração de imposto de renda,é comum,quem é bahá'í consciente e que pagou ao longo do ano rigorosamente as suas obrigações com a Causa e com o governo, ficar impressionado em como sobrou tão pouco dinheiro para ele mesmo e sua familia.
As vezes vem pensamentos de que: será que sou tão incomptente em acumular bens e fortunas?Será que um dia isto não irá me fazer falta ? Se todos ao meu redor só pensam em acumular,juntar, investir e se orgulhar disto, não estarei sendo ingênuo?
Em um mundo em que as pessoas são valorizadas pelos bens que acumulam(e ostentam) e cujo maior prazer é contar o quanto aumentaram de bens e patrimônios ao longo do ano,vem a mente um parágrafo inicial do KITÁB-I-AHD ou AHDI( O LIVRO DO MEU CONVENIO) em que o Bem Amado Bahá'u'lláh afirma não ter deixado nenhuma herança material.Leiam varias vezes este paragrafo: é muito interessante.
Há neste parágrafo, se lermos e refletirmos atentamente, 4 conceitos sutilmente apresentados:
1.Quem acumula exageradamente bens,pode estar privando outros e agravando os sofrimentos do mundo,
2.A nossa verdadeira herança é espiritual e de serviço à humanidade e não material,
3.Citando o Alcorão que admoesta com a maldição, dirigida a quem acumula bens e vive no prazer de conta-los,nos alerta para esta tendencia materialista tão comum nos dias de hoje,
4.Lembra -nos da nossa missão , não de deixar patrimônios financeiros, mas um patrimônio eterno em novos bahá'ís e uma nova civilização planetária.
Que bom se olharmos para o ano que passou e fazermos uma "declaração de renda espiritual": quntos aletrias espirituais acumulamos, quanta e felicidade e conhecimento celestial juntamos,quantas almas conquistamos para a Fé: e sobre tudo isto "pagarmos" prazeirosamente uma grande taxa de amor a Deus!

Farhad

Nenhum comentário:

Postar um comentário